4 de maio de 2009

Adolescência - A Nossa Vez


Já alguma vez tentaste ser adolescente?

A adolescência incia-se com a mudança da tua voz ou da expansão das tuas ancas e termina com a aquisição de uma identidade própria e também da detenção de uma autonomia.

São estes os dias da tua vida em que vives algo que nunca antes tinhas sonhado viver... tomas contacto com questões que nunca antes se tinham colocado no teu caminho... Trata-se da etapa das grandes transformações. São elas a mudança fisica (puberdade), aquisição de novas capacidades intelectuais (pensamento abstracto e raciocinio Hipotetico-Dedutivo), relação com os pais converte-se numa tomada de maior autonomia, relação com amigos passa a constituir um ponto de importante referência, envolvimento em relações de intimidade e partilha (exploração da sexualidade e construção e construção de identidade própria.

Temos um grande problema... o preconceito que os "adultos" têm para conosco... a ideia generalizada é de que os adolescentes são rebeldes e irresponsáveis. Pois bem, fique-se a saber que os adolescentes, na sua grande maioria não o são, são sim inconformistas e criticos.

Como construimos a nossa identidade?

É nosso dever fazê-lo... ao chegarmos a esta fase desenvolvemos a capacidade de entender que existem diferentes perspectivas possiveis sobre a realidade e isso possibilita-nos uma imensidão de poderes:

Construir a nossa imagem corporal:
Ter experiências de contacto fisico e afectivo;
Perceber o que gostariamos de fazer profissionalmente;
Desenvolver o modo nos integramos na sociedade;
Descobrir o que nos realiza como pessoas.

Por fim
Ser Adolescente é vontade de ganhar autonomia, liberdade, voz, poder, espaço...
Ser Adolescente é esperança
É saber que um dia podemos mudar o Mundo